Telefones: (19) 3862-3156 / (19) 3806-5117 (19) 3862-0382 / (19) 3804-2451 / (19) 3549-3156

Notas / Inventário e Partilha

Definição - O inventário é o documento pelo qual se faz a apuração do patrimônio deixado por uma pessoa falecida. A partilha decorre do inventário e é a divisão do patrimônio do falecido entre seus herdeiros e cônjuge, se houver. O inventário e a partilha servem para dividir e legitimar herança da pessoa falecida.

Entradas / Documentação necessária -
• RG e CPF das partes (viúvo, herdeiros e cônjuges) e do falecido;
• Certidão de óbito do falecido;
• Certidão de casamento (se casados ou separados ou divorciados ou viúvo);
• Certidão do pacto antenupcial, se houver; para casados após dezembro de 77, pelo regime da comunhão de bens (comunhão parcial, não tem pacto)
• Certidão de nascimento (se solteiro);
• Certidão comprobatória da inexistência de testamento (CNB-SP);
• Certidão negativa conjunta da Receita Federal e PGFN;
• Certidão de feitos ajuizados (distribuição Cível – comprovar que não houve/há inventário judicial).
• Informar endereço;
• Informar profissão.
• Carteira profissional - OAB do advogado;

Bens imóveis:
• Certidão de matrícula ou transcrição atualizada (prazo de 30 dias a partir da data de expedição). A certidão deve estar atualizada no momento da lavratura da escritura, e não no momento da entrega dos documentos no cartório;
• Carnê de IPTU da data do óbito e atual (imóvel urbano);
• Certidão negativa de tributos fiscais municipais pendentes sobre os imóveis (urbanos);
• CCIR - Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (imóvel rural);
• DITR - Declaração do Imposto sobre a Propriedade Rural (do ano do falecimento e atual) e comprovante do pagamento (imóvel rural);
• CAR – Cadastro Ambiental Rural;
• Certidão de regularidade fiscal do imóvel (rural) emitida pela Secretaria da Receita Federal;
OBS: para imóveis rurais com área total superior a 25 hectares, é necessário estar georreferenciado.
Bens móveis:
• Veículo - avaliação pela FIPE e documento de propriedade (recibo / licenciamento eletrônico atual);
• Saldos bancários – extrato com o valor existente a data do óbito;
• Quotas sociais – último contrato social e balanço patrimonial anual assinado pelo contador (do ano anterior à data do óbito ou o balanço especial realizado pelo contador no mês anterior ao óbito);
• Demais bens – documentos que comprovem o domínio e o valor do mesmo à época do óbito;

Utilidade - Jurídica

Saída - Inventário.


 Para acessar a Tabela de Custas para serviços de Notas, clique aqui.

Atendimento

Segunda a Sexta-feira das 09h às 17h
Distribuidor de Protesto das 09h às 15h.

Rua Marciliano, nº 301
Centro - Mogi Mirim / SP
Cep: 13800-012


Telefones

(19)3862-3156 / (19)3806-5117
(19)3862-0382 / (19)3804-2451
(19)3549-3156


WhatsApp

Firmas/Escrituras - (19)9.9169-5032
Protesto - (19)9.9267-4062

Fale Conosco

Para dúvidas, sugestões, críticas ou reclamações, clique aqui!

Plantão para envio de ofício: 1tabmm@uol.com.br


Código de Ética


Rua Marciliano, nº 301
Centro - Mogi Mirim / SP
Cep: 13800-012

Segunda à Sexta das 9hs às 17hs

(19) 3862-3156
(19) 3806-5117
(19) 3862-0382
(19) 3804-2451
(19) 3549-3156

Fale Conosco

Para dúvidas, sugestões, críticas ou reclamações, clique aqui!

Plantão para envio de ofício: 1tabmm@uol.com.br


Código de Ética

LGPD: Encarregado da proteção de dados - Rafael Guardia Victal do Prado (lgpd@1tabeliaomogimirim.com.br)
Política de Privacidade | Solicitar Informações dos Dados

1º Tabelião de Notas e Protesto de Letras e Títulos de Mogi Mirim © Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados