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História

História do Notariado

Quando os povos começaram a ter consciência de que fatos e atos realizados pelo homem no passado produziam efeitos no presente, iniciaram uma busca incessante de meios que permitissem perpetuá-los, o que lhes conferia “segurança” de que suas vontades seriam respeitadas mesmo quando o passar do tempo apagasse da memória os testemunhos imediatos.

Assim nos chega, através dos séculos, a singular história das relações humanas, na sua esfera negocial, esculpidas na pedra, incisa em tábuas de argila, traçada em couro, papiros, papel e, nos dias atuais com os mais avançados elementos magnéticos que a cibernética coloca a nossa disposição.

Citações de livros sagrados e antigos códigos representam “precedentes remotos” da função Notarial que vem a provar a importância e a necessidade da função nas sociedades.

Remonta a função Notarial ao primórdio dos tempos, constituindo-se, talvez, numa das mais antigas profissões. Já no antigo Egito aos “escribas” competia a função de anotar em hieróglifos as transações efetuadas naquela época.

Os serviços, hoje prestados pelos Notários ou Tabeliães, são a sequência daqueles prestados em épocas remotas, pois, em seus livros “notam” as manifestações das partes, dando-lhes forma jurídica e conservando-os para perpetuá-los.


Dra. Karine Marçola Scandiuzzi - 1ª Tabeliã

Instrumento público ou documento público é a expressão escrita das manifestações de vontade dos indivíduos, que irão produzir efeitos jurídicos.

O instrumento público abriga em seu conteúdo um “negócio jurídico”, razão pela qual deve obedecer, em sua elaboração, as formas previstas ou prescritas em lei, afim de que possa gerar seus regulares efeitos. Para tanto, deverá ser elaborado por “oficial público”, legalmente investido em suas funções, ou seja: o NOTÁRIO.

Vale dizer, portanto, que os instrumentos elaborados pelos Notários oferecem toda a segurança às partes, além, de perpetuar suas vontades e os negócios realizados.


História do 1º Cartório de Notas e de Protesto de Mogi Mirim

O 1º TABELIÃO DE NOTAS E DE PROTESTO DE LETRAS E TITULOS DA COMARCA DE MOGI MIRIM-SP, na época somente 1º Cartório de Notas de Mogi Mirim, foi criado em meados dos anos de 1.800. Nossos arquivos abarcam documentos com mais de 200 anos, os quais são guardados com muito zelo e responsabilidade, ostentando boas condições de leitura.

Como guardião da segurança jurídica, nosso acervo contempla diversas transações envolvendo inclusive a compra e venda de escravos da época. Os atos mais comuns atualmente são as compra e venda de imóveis. Nossa serventia é base de estudos de historiadores, pois possuímos atos que abrangem imóveis desde Jundiaí-SP, até Poços de Caldas – MG.

Buscando sempre um trabalho de excelência, somos um dos únicos cartórios da região a prestar os serviços de emissão de certificado digital (ACNotarial) e de apostilamento de documentos (Convenção de Haia – CNJ).

Após aprovação em concurso público de provas e títulos, em 2.005, o cartório está sob responsabilidade da atual titular, Dra. KARINE MARÇOLA SCANDIUZZI. Desde então, algumas mudanças foram implementadas e realizamos investimentos constantes para a evolução da prestação do serviço, para a qualidade do atendimento e para capacitação pessoal de todos os envolvidos.


Dra. Karine (1ª Tabeliã) e Dr. Rafael (1º Substituto)


O cartório que na época contava com apenas 09 colaboradores, hoje soma 18, entre substitutos, escreventes, auxiliares e estagiários. As instalações foram ampliadas e hoje estamos instalados no prédio da Rua Marciliano, nº 301, anexo ao nº 303 (sobrado), contando com o acervo instalado no 1º andar, com arquivos deslizantes para melhor organização e conservação.


O arquivo da Serventia tem seus atos notariais realizados a partir do ano de 1.980 totalmente digitalizado e os atos de protesto são atualmente totalmente digitais, além dos arquivos de firmas. Contamos atualmente com local reservado para os nossos servidores, com servidor redundante, servidor de internet, servidor AD, além de três formas de backup de dados, tudo para garantir nossa excelência e continuidade dos serviços.


Comitê de Qualidade


Equipe Administrativa


Nosso objetivo é prestar um serviço público eficiente, eficaz, de qualidade e com a segurança jurídica inerentes à atividade. Para isso contamos com as sugestões, críticas e elogios dos senhores que certamente servirão de impulso para sermos cada vez melhores.

Atendimento

Segunda a Sexta-feira das 09h às 17h
Distribuidor de Protesto das 09h às 15h.

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